balanço mal-cheiroso
Fiz as contas aos 10 anos em q achava q fumar era um prazer e não um vício estúpido e auto-destrutivo. Assumindo q fumei "cigarros-padrão", então em cada um havia mais ou menos 10 mg de alcatrão, 1 mg de nicotina e 10 mg de monóxido de carbono. Assim sendo, para 1 maço por dia (nos dias sem saídas à noite), durante 10 anos, meti cá para dentro:
quase 100 g de nicotina
quase 1 kg de alcatrão
quase 1 kg de monóxido de carbono
Se considerarmos q bastam 0,171 miligramas de nocotina injectada para matar uma pessoa (ver fonte), é de ficar com os pelitos em pé...
Neste site, li q "o fumo de um cigarro contém cerca de 4700 substâncias, 60 das quais são cancerígenas. Metade destas acumulam-se nos alvéolos e brônquios dos pulmões (...)".
Aqui tb. acabo de descobrir q há tabaqueiras q adicionam 289 (!!!) substâncias ao tabaco, q incluem cacau e açucares, utilizados para criar dependência.
É claro q as tabaqueiras argumentam q a maioria dessas substâncias são aromas, mas os entendidos refutam q esses compostos têm, na realidade, outras funções, em alguns casos desconhecidas!
Diz o mesmo site q "entre os 289 produtos adicionados ao tabaco encontram-se os açucares (...) que ao queimar(em) produz(em) acetaldeído, aumentando o efeito da nicotina; os derivados do cacau, cujo sabor é adocicado e actuam como broncodilatadores facilitando a chegada da nicotina aos alvéolos; o mentol e o ácido acetilsalicílico, que evitam a irritação da garganta; e a lactona, que inibe a enzima que metaboliza a nicotina, permitindo que esta fique mais tempo no sangue e aumente a dependência.
Qdo era fumadora, estes argumentos não me faziam mossa. Entendo agora, quase 10 anos depois de ter parado, q o meu processo mental era bem diferente do de hoje. A minha necessidade de fumar vinha primeiro q tudo o resto. Absolutamente tudo. Não me importava se incomodava, se estava num espaço fechado ou se havia alguém a comer. Primeiro, eu e o meu cigarro. O lema era "quem está mal q se mude". Q triste verdade! E só me dei conta dela alguns anos depois de deixar de fumar.
Q vergonha ainda tenho.
2 comentários:
Tens tu e tenho eu, mas nada como crescer, certo?
Conta lá a verdade: 10 anos? Uhmmm....
Só tenho pena q tenha demorado tanto tempo a abrir os olhinhos...
Mas o importante é abrir, por isso me alegro.
Aos 10 anos, infelizmente, há sempre potencial de acrescento... :'o(
Enviar um comentário