30 janeiro 2007

hoje fui dar!



É q a ciência está muito avançada, mas ainda não conseguiu arranjar maneira de fabricar sangue artificialmente... É verdade!

Como no site do Instituto Português do Sangue podem ler (eu punha um "aqui" com link se soubesse, mas ainda não sei fazer isso), http://www.ipsangue.org/, "todos os dias existem doentes com anemia, doentes q vão ser submetidos a cirurgia, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros q necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos." Tb. lá podem consultar os locais fixos de colheita do I.P.S. e por onde vão andar a fazer as próximas colheitas por todo o país!

Todos nós temos em circulação entre 5 a 6 litros de sangue. A dádiva é de 450 míseros ml, q o nosso organismo repõe rapidamente!!

Não há qualquer perigo de contrair doenças qdo se doa sangue! O material usado é estéril e descartável e é usado uma única vez.

Se o quiserem fazer só pelo bónus, pois q seja então pela possibilidade de receberem um cartão de dador de sangue, após a 2ª dádiva, q vos isenta de taxas moderadoras nos serviços de saúde. Q tal?

É fácil ser generoso! Podes ser um(a) super-herói(na)!

4 comentários:

Chuva disse...

Gostei. Mais uma pinta para o miau, sff!
Mas tenho uma questão: quando se toma algum medicamento, pode-se ser igualmente dador?
Gracias!

miau com pintas disse...

imagino q haverá medicamentos sob os quais não se pode dar sangue. Os mais comuns não têm problema, q eu saiba. Ainda assim, antes de se fazer a dádiva, há uma consulta médica q aborda todas as questões práticas sobre a dádiva: saúde do dador, viagens q recentes a países de risco, hábitos de vida, medicações usadas, etc., etc. . No site do Instituto Português do Sangue já se pode consultar imensa info sobre tudo isso. É só clicar no link q deixei no post!
Bjinhos heroína!

meh disse...

eu infelizmente estou no grupo dos não dadores...os asmáticos tb n podem dar :(

uma "festinha" a este post! :)

desculpa a ausencia...estou de volta aos comments.

miau com pintas disse...

festinhas boas! rrnhau!
não sabia q os asmáticos não podiam dar... :o(
podes algo bem mais difícil: divulgar! :o)