19 março 2010

ouvir




empatia (grego empátheia, -as, paixão) s. f.

Forma de identificação intelectual ou afectiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa.

Tb. há quem diga "pôr-se no lugar do outro" ou traduza directamente do inglês "calçar os sapatos do outro".

Custa assim tanto?...

Estou aqui a remoer o qto me chateou a falta de empatia deste fim de tarde. Bem sei q não desfraldei a bandeira do "ouve-me à gaja, sim?" e qdo assim é, arrisco-me a ser ouvida à homem, com soluções e comentários em vez de abraços e "tens razão em te sentires assim". Não me posso voltar a esquecer do pré-aviso, tipo "está a ligar para um assinante q pertence ao sexo feminino. Reserve os seus comentários."

Mas ser ouvida à gajo de vez em qdo não é assim tão mau... Complicada é uma outra criatura q orbita na minha vida e q não importa o tema, não importa o assunto, não importa a história, não importa a pessoa q lhe conta a história, nem se já acabou a história, nem tão pouco se já acabou a frase, qto mais se já acabou a história, a ditosa criatura já está a dizer "eu tb já assim assado" ou "e eu blá blá blá". TUDO ela tb já blá blá blá blá blá blá blá blá blá.......... E a outra pessoa fica com a história a meio, sem a menor hipótese de a acabar, pq a criatura pra TUDO tem a sua versão.

Nessas altura, gostava de ter por perto um amigo Juan Carlos q lhe dissesse "Por que no te callas?"

2 comentários:

josé alberto lopes disse...

pronto, eu deixei-te acabar a história e, agora, e apenas agora, vou dizer que tenho uma dessas irritantes criaturas a trabalhar comigo. com a mesma constância do passar dos segundos num relógio, ela nunca perde uma oportunidade para falar da vida dela... quando eu lhe falo da minha. é realmente exasperante e compreendo perfeitamente a tua ira (onde está o IRA quando precisamos dele?)

miau com pintas disse...

dá vontade de a implodir, não dá?... >:o)
mas depois lá se ia o karma... :o(
obrigada, mais uma vez, pela empatia! sabe bem!